Sicredi
Sicredi

História

O Cerejeiras Festival tem uma longa e linda história de sucesso e dedicação até chegar a esse grandioso evento de hoje. A festa é realizada em Garça desde 1986. A tradicional Festa da Cerejeira em 2017 teve uma análise profissional e ganhou uma logomarca registrada, o Cerejeiras Festival, e com as consequências destas ações atingiu o status de uma das maiores festas da colônia japonesa do Brasil, recebendo um público recorde de aproximadamente 300 mil pessoas naquele ano. Em 2018 entrou oficialmente para o calendário turístico estadual e, posteriormente, para o calendário turístico do país.

Sr. Nelson Koske Ichisato

A sua história começou a ser escrita pelas mãos de um imigrante japonês. Sr. Nelson Koske Ichisato, denominado o Pai das Cerejeiras, nascido em Oshima, Yamagu-tiken, no Japão, vindo com a família para o Brasil ainda jovem.

Em suas melhores recordações da terra natal estavam as flores que em abril, início da primavera no Japão, desabrochavam e reuniam multidões nos parques para a contemplação da Sakura, a flor da cerejeira.

Assim como muitos descendentes japoneses, seu Nelson, durante anos, visitou a florada das cerejeiras em Campos do Jordão. Em 1979 ele resolveu trazer algumas mudas para Garça. Poucos acreditavam em seu sonho, mas ele recebeu um apoio importante do então prefeito da época, Francisco de Assis Bosquê. Assim, as primeiras 150 mudas foram plantadas ao redor do lago artificial de Garça.

Aos poucos e com o plantio de mais mudas, o Bosque da Cerejeira foi sendo formado por Sr. Nelson. Ao longo de décadas, assim que o sol raiava, era possível ver o pai cuidando de sua criação. Sr. Nelson regava planta por planta e as defendeu. Com muito amor e a dedicação extraordinária do melhor pai que as nossas cerejeiras poderiam ter, hoje podemos contemplar a florada da Sakura uma vez ao ano em nosso município.

Bosque da Cerejeira

As milhares de pessoas que visitam a cidade durante a festa se rendem aos encantos da flor de cerejeira. Para recepcioná-las, preparamos o nosso melhor e, ao toque dos tambores japoneses, aos sabores ímpares da culinária oriental e a magia da dança nipônica, a cidade inteira as acolhe.

Seu Nelson sempre será o Presidente de Honra do Cerejeiras Festival. Toda a nossa gratidão a este homem que já estava predestinado a deixar sua terra natal, do outro lado do mundo, para trazer mais cor, beleza, alegria e ajudar a elevar o nome de Garça para todo o país.

Ao Sr. Nelson, o nosso eterno muito obrigado!


Estrutura

Visando à maior comodidade do público e proteção quanto à chuva, amenizando o frio e o sereno, o Cerejeiras Festival, desde 2017 conta com uma área coberta de 4.000m², ligando a concha acústica, palco das atrações, à praça da alimentação.

Nos camarins, montados no recuo do palco, uma estrutura completa, com equipe treinada, garantirá o conforto para aos artistas que se apresentarão durante a festa. Já no palco, os cuidados ficam por conta dos equipamentos de som e luz para atenderem às necessidades de cada uma das apresentações. Para que os shows aconteçam dentro do horário planejado, um cronograma minucioso foi criado pela organização.

A partir de 2018 houve a instalação de mais banheiros públicos, ligados a rede de água e esgoto, distribuídos por todo o complexo, assim como fraldário para atender com mais conforto às famílias com crianças pequenas. Todos higienizados por uma equipe contratada pelo evento.

Além das vagas em vias públicas e dos estacionamentos privativos, haverá também um estacionamento com 5 mil vagas, há apenas 50 metros do complexo da festa, com renda revertida aos projetos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Garça.

Stands

São mais de 200 stands cobertos disponibilizados para a comercialização de comidas, bebidas, roupas, acessórios, artesanatos, paisagismo, peças de decoração e veículos.

Em uma festa de resgate as tradições e cultura japonesa, não poderiam faltar os bazaristas para comercializar os mais variados artigos orientais, entre roupas, enfeites, acessórios e plantas ornamentais, como bonsai e orquídeas.

Assim como toda a festa, a presença desses stands reportam os turistas a um pedacinho do Japão.

Acessibilidade

Toda a festa é pensada e adaptada para receber os visitantes com dificuldades de locomoção. As calçadas foram niveladas e uma passarela antiderrapante dará acesso a um camarote instalado no gramado, garantindo a boa visibilidade aos shows e apresentações do palco.

Segurança

Além dos seguranças e brigadistas particulares contratados pela organização da festa para turnos de trabalho, a segurança do Cerejeiras Festival é composta pela presença constante da Polícia Militar, inclusive com sua base móvel de atendimento ao público.

Nos estacionamento em vias públicas, os guardadores de carros são treinados e distribuídos por todo o entorno da festa.

Ainda para garantir a segurança dos visitantes, é montado um posto médico com equipes de enfermeiros e ambulância com presença constantes no local, além do aumento de profissionais, médicos e enfermeiros na UPA, Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

O Conselho Tutelar também é presença constante no evento para orientar os comerciantes sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e para dar todo o suporte em caso de necessidade.

Números da Festa

EDIÇÕES

DESDE 1986

MIL VISTANTES

EM MÉDIA

HORAS DE

APRESENTAÇÕES

DIAS

DE FESTA